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5 dicas para síndicos motivarem funcionários do condomínio através da psicologia

Apesar da desmotivação de funcionários do condomínio ser uma situação rotineira, dificilmente vemos por aí conteúdos com dicas para síndicos motivarem esses profissionais de forma que desempenhem suas funções com maior eficiência.

 

Os funcionários do seu condomínio parecem desmotivados para você? Se não parou para pensar no assunto, talvez as seguintes situações sejam indicadores de que sua equipe não está feliz.

 

  • Estagnação; os profissionais não procuram se aprimorar em suas funções;
  • Improdutividade e ineficiência; eles cometem erros contínuos e em alguns casos, não respeitam os procedimentos de segurança estabelecidos no condomínio.
  • Antipáticos; Por vezes, atendem os condôminos com grosseria, gerando reclamações para você.

Se você se identificou com algum dos tópicos acima, deve estar se perguntando qual é o caminho correto para resolução desse problema, certo?

 

Eu tenho certeza que a primeira solução que lhe surge nesse momento pode ser a demissão deste funcionário desmotivado por não estar cumprindo com suas obrigações.

 

Apesar de parecer lógico, esta não é a melhor ideia para condomínios residenciais.

 

Foque em motivar sua equipe, pois se o seu método de gestão ou estrutura organizacional deixa os profissionais desmotivados, é provável que os substitutos também ficarão descontentes.

 

Então, como motivar os funcionários do condomínio?

 

O psicólogo Abraham Maslow, a partir dos seus estudos, desenvolveu a mais famosa teoria de motivação do mundo, a pirâmide de maslow.

 

Trata-se de uma esquema que explica e organiza as necessidades humanas de forma hierárquica. Sendo elas um conjunto de condições necessárias para que uma pessoa atinja a satisfação, seja pessoal ou profissional.

 

Piramide de Maslow Condomínio

 

Ao criar um ambiente que possa suprir essas necessidades, o funcionário do condomínio se sentirá motivado e isso influenciará seu desempenho.

 

Por isso, vamos te dar algumas dicas de como você, síndico, pode extrair o melhor da sua equipe  implementando passo a passo as técnicas de psicologia apresentadas neste conceito.

 

1 – Necessidades Biológicas: O Funcionário do Condomínio precisa do básico para trabalhar!

 

As necessidades biológicas da piramide de maslow são os requisitos básicos para garantir a sobrevivência de alguém, tal como comer, dormir, respirar ou ter abrigo.

 

A verdade é que caso essas necessidades não sejam atendidas, o indivíduo não quer nem saber dos próximos níveis da piramide.

 

Parece desnecessário dizer que um trabalho não deve ir além da capacidade física do profissional certo?

 

Mesmo assim ainda vemos por aí:

 

  • Porteiros cuja jornada de trabalho é exaustiva e cheia de horas extras.
  • -*Assistentes de serviços gerais cuidando sozinhos de áreas muito maiores do que podem lidar.
  • Acúmulo de funções; zeladores que são porteiros ou folguistas, porteiros que varrem o hall do condomínio.

 

A infraestrutura fornecida para exercício da função dos profissionais de condomínio também está relacionada às suas necessidades fisiológicas.

 

  • Sua equipe possui um ambiente para refeições?
  • As cabines e áreas fechadas são devidamente refrigeradas?
  • Os profissionais têm acesso fácil a banheiros?

 

Aqui na Americas Multiservices, como descrito no nosso post explicando como funciona o serviço de terceirização de portaria no dia a dia, explicamos que antes de iniciar a operação, verificamos a viabilidade técnica de implementar serviços relacionados ao bem estar do colaborador, como refeitório, espaço de descanso, armário e bebedouro.

 

2 – Necessidades de Segurança: Mostre aos funcionários que o condomínio pode protegê-los

 

Esse nível da pirâmide engloba a sensação de proteção e garantia de soluções em situações que não dependem apenas do indivíduo.

 

Para começar, os salários são pagos em dia de forma rigorosa? Os profissionais, assim como você, tem contas com suas respectivas datas de vencimento e estão preparados para quitá-las de acordo com a data de recebimento.

 

Atrasos no salário causam a sensação de insegurança.

 

A CLT por si só, já garante direitos e benefícios que ajudam o profissional em situações não planejadas como demissões repentinas e o Sindicato define o piso salarial de sua respectiva categoria.

 

Mas você também tem a opção de ir além do básico e oferecer remunerações mais altas e benefícios atraentes para contribuir com o aumento da satisfação do profissional do seu condomínio.

 

3 – Necessidades Sociais: Faça com que os funcionários do condomínio se sintam parte de algo

 

Esse nível da pirâmide está relacionado às relações sociais que o profissional do condomínio cria em seu ambiente de trabalho.

 

O fato de existir um relacionamento positivo construído entre o profissional e o resto de sua equipe e com os condôminos provoca a sensação de pertencimento ao local.

 

Vamos lá, você enxerga o porteiro do seu condomínio como uma pessoa de confiança ou apenas como um funcionário?

 

  • Pense de novo, você conversa com seu porteiro? Procura conhecer suas opiniões? Buscar saber o nível de satisfação que ele tem com sua função?
  • Você promove integração entre os profissionais que trabalham em seu condomínio caso tenha uma equipe um pouco maior?
  • E as confraternizações entre os profissionais? Existem?

 

Se a sua resposta for não para algumas dessas perguntas, você não está se preocupando com as relações sociais dos profissionais que atuam em seu condomínio.

 

Logo, deve criar uma cultura forte entre sua equipe. Eles não são apenas funcionários, eles são um time que juntos, ajudam a garantir o bom funcionamento do condomínio.

 

Abra um canal de comunicação com os funcionários, seja um email específico ou um grupo no Whatsapp. Deixe que opinem, mostre que eles têm voz e que serão escutados. Estimule todos a darem feedbacks.

 

Uma outra boa forma de ouvi-los é integrando-os. Café da manhã é uma ótima opção! Junte todos para um momento descontraído, converse, pergunte e ouça.

Quando ouvida, a pessoa se sente parte de algo. Além de confraternização fora do ambiente de trabalho que ajuda a criar laços entre os funcionários.

Cobre um bom tratamento dos moradores. Peça que sejam educados com todos. Deem bom dia e sorriam, afinal ninguém quer estar no trabalho e ser tratado mal por terceiros por simples falta de educação.

 

4. Necessidades de Auto Estima: Faça com que os funcionários se sintam valorizados!

 

Está relacionada ao quão bem o indivíduo se sente com ele mesmo devido ao reconhecimento de um bom trabalho, não apenas financeiramente como também profissionalmente.

 

É essencial que você dê feedback sobre o trabalho do profissional do condomínio.

 

Quando um colaborador comete um erro você deve mostrá-lo que o mesmo deve ser corrigido e isso, todo mundo faz.

 

O que não é tão comum são os elogios.

 

Bom, você deve estar pensando: “Mas ele não faz mais do que sua obrigação, certo? Ele está fazendo um bom trabalho e eu não preciso repetir isso o tempo todo.

 

Errado.

 

Quando um profissional têm um bom desempenho, você deve reconhecer e verbalizar que isto é uma conquista.

 

Isso o deixará cada vez mais motivado a prestar um serviço excelente.

 

Em nossa empresa, postamos os destaques do mês em nosso facebook com um grande agradecimento, afinal, são eles que elevam o nível do nosso serviço de terceirização para condomínios.

 

5. Necessidades de Autorrealização: Contribua com o crescimento profissional dos funcionários do condomínio.

 

Bom, chegamos ao topo da pirâmide: a necessidade da realização profissional.

 

Nesse nível, o profissional quer crescer; ser uma peça fundamental na transformação do ambiente onde trabalha e possuir a expertise para se tornar indispensável em qualquer outro lugar.

 

Sabe aquele ditado: “mãe não cria o filho para si, cria para o mundo?”, nessa etapa você deve adotar um pouco dessa mentalidade.

 

Contribua para o aprendizado do seu colaborador.

 

Ofereça treinamentos, cursos e palestras que agreguem conhecimento profissional e possam abrir portas para seu crescimento, tanto no condomínio onde trabalha como em outros lugares.

 

Um artigo do SíndicoNet conta a história do Francisco dos Santos que começou como porteiro e hoje é síndico profissional em 6 grandes empreendimentos em São Paulo, você pode conferir a matéria clicando aqui

 

Aqui na empresa também temos alguns casos de sucesso de profissionais que cresceram e hoje ocupam cargos de liderança, como o William Lino, que está com a gente a pouco mais de um ano e já foi promovido a líder de portaria por seu excelente trabalho.

 

William Lino, líder de portaria em uma das equipes de terceirização em condomínios da Americas Multiservices

 

Conclusão

 

Você deve criar processos no seu condomínio que ajudem a motivar o funcionário contemplando os 5 níveis de necessidades  da pirâmide de maslow. Vamos revisá-los.

 

  1. Biológica: Certifique-se de que atende aos requisitos básicos de forma satisfatória, não faça com que sua equipe passe dos limites físicos no trabalho e busque oferecer uma infraestrutura adequada para o exercício da função.
  2. Segurança: Garanta que sua equipe receba todos os pagamentos e benefícios em dia. Se possível, vá além do básico oferecendo remunerações mais altas e benefícios extras.
  3. Social: Promova a integração entre a equipe e a liderança. Crie um relacionamento com os profissionais do condomínio.
  4. Auto Estima: Reconheça o bom desempenho dos funcionários sempre que preciso. Faça com que se sintam valorizados
  5. Auto Realização: Contribua para o crescimento profissional do seu time.

 

Síndico, esperamos ter ajudado e gostaríamos que você deixasse nos comentários abaixo, qual dessas necessidades dos profissionais você já atende no seu condomínio?

 

 

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