fbpx

Sem enrolação! Entenda quais são as vantagens e desvantagens da terceirização para condomínios

Vantagens e desvantagens da terceirização para condomínios ainda é um assunto que divide a opinião da maioria dos síndicos. Muitos relatam ter tido péssimas experiências com equipes terceirizadas, enquanto outros estão satisfeitos com os serviços prestados pelas empresas que optaram por contratar.

 

Por isso preparamos uma lista do que nós consideramos prós e contras da terceirização de mão obra para condomínios.

 

Nesse artigo pretendemos elucidar as seguintes questões:

 

  • Quais são os as vantagens reais da terceirização?
  • Quando a terceirização de serviços pode prejudicar seu condomínio?
  • O que as empresas de terceirização de serviço geralmente NÃO ESTÃO falando ao tentar fechar um contrato com seu condomínio.
  • Afinal, terceirização reduz custos?

 

Se você estiver pensando em contratar uma empresa de terceirização de serviços para o seu condomínio, esperamos que ao final desse artigo você tenha mais informações para te ajudar a fazer a escolha certa.

 

Vantagens da terceirização de serviço para condomínios.

 

O síndico não precisa se preocupar com a gestão dos funcionários!

 

Um dos maiores desafios do síndico é gerenciar a equipe de funcionários do condomínio de forma que a execução seja feita com a eficiência esperada.

 

Desde acompanhar o desempenho de funcionários no dia a dia, capacitá-los para que estejam alinhados com a cultura do condomínio e lidar com qualquer eventualidade que possa surgir.

 

Gerenciar pessoas requer sensibilidade, capacidade analítica e bom senso na tomada de decisões para extrair o melhor de sua equipe.

 

Nem precisamos citar que essa operação requer muita dedicação, certo? E claro, o síndico precisará gerenciar uma equipe que esteja de acordo com o porte do condomínio. Quanto maior ele for, mais pessoas deverão ser gerenciadas e mais tempo precisará ser dedicado.

 

O dia a dia do síndico já é corrido; lidar com assuntos administrativos, resolver possíveis conflitos entre moradores e pensar em soluções para valorizar a vida no condomínio. Reduzir sua carga de atribuições pode lhe dar tempo para agilizar a resolução de outras questões relevantes para o condomínio.

 

O quadro de funcionários sempre estará completo

 

“O síndico Antônio contratou Marcos para ser o porteiro do condomínio. Certo dia, Marcos acordou doente, não pôde trabalhar e a portaria ficou vazia até que ele se recuperasse.”

 

Ficar sem o quadro completo de funcionários pode ser prejudicial ao condomínio. Um profissional de limpeza pode ausentar-se em curtos períodos, já que suas tarefas podem ser executadas um ou dois dias depois. Mas ficar sem um profissional para a portaria por um ou dois dias pode significar uma situação de vulnerabilidade e risco para os moradores.

 

Uma das maiores vantagens da terceirização dos funcionários para o condomínio é a tranquilidade. Sua contratação garante que o síndico não precisará se preocupar com a execução dos serviços em caso de ausência dos profissionais, seja por férias, faltas ou licença.

 

Se o síndico contrata três funcionários para o condomínio através da empresa de terceirização, ele sempre terá este número de profissionais a disposição, pois existe a garantia de reposição rápida de colaboradores caso a equipe não esteja completa. (dependendo da empresa, a reposição pode ser feita em até 2h)

 

Não ter que lidar com pequenos detalhes que fazem uma grande diferença

 

Os profissionais não estão vinculados ao condomínio, o que significa que a maior parte da responsabilidade é da empresa de terceirização.

 

Todo o processo de seleção dos profissionais que atuarão no local é tarefa da empresa, que precisará compôr uma equipe qualificada e capacitá-la para a atuação no dia a dia.

 

O condomínio também não precisará lidar diretamente com as questões burocráticas referentes a salários e benefícios

 

Mas é importante frisar que a apesar de toda a contratação do prestador de serviço ser feita  pela empresa de terceirização, o síndico deve acompanhar a rotina administrativa para se certificar de que a empresa está em dia com todas as obrigações trabalhistas.

 

Falaremos sobre isso um pouco mais adiante.

 

Qualidade na execução dos serviços.

 

Sabe aquele ditado: “se quiser algo bem feito, faça você mesmo?”, nós não concordamos tanto com ele, nós gostamos mais da frase: “se você quiser algo bem feito, dê na mão de quem é especialista”.

 

Na teoria, a terceirização de serviços consiste em delegar atribuições que não são a atividade mais importante do síndico a uma empresa especialista no assunto, para que ele possa se dedicar a assuntos mais pertinentes relacionados ao dia a dia do condomínio, sem se preocupar se as tarefas estão ou não sendo bem executado.

 

Esse é o maior benefício que as ótimas empresas oferecem ao condomínio, maior vantagem da terceirização de serviços. Profissionais de portaria capacitados para lidar com qualquer tipo de situação, supervisores competentes para gerenciar a equipe e manter o nível do serviço sempre no alto e know how para criar soluções eficientes que apoiem a gestão do síndico.

 

Acreditamos que recorrer a uma ótima empresa de terceirização de serviços não se resume a apenas praticidade, é também um investimento em qualidade.

 

Você reparou que eu citei duas vezes que a qualidade na execução dos serviços é uma característica de uma ÓTIMA empresa de terceirização?

 

É exatamente isso, nem todas podem proporcionar essa vantagem, o que nos leva a primeira desvantagem.

 

Desvantagens da terceirização de serviço para condomínios.

 

Escolher uma empresa ruim pode trazer prejuízo ao condomínio

 

Eu diria que a maior desvantagem na terceirização de serviços para condomínios são os riscos que a escolha da empresa errada podem trazer. É preciso ter cuidados na hora de contratar serviços terceirizados.

 

Existem duas complicações que o condomínio pode ter ao contratar a empresa terceirizada errada.

 

Complicações jurídicas: 

 

Por mais que a contratação dos colaboradores seja feita pela empresa de terceirização de serviços, em casos de ações trabalhistas o condomínio pode ser citado como co responsável pelos funcionários que foram alocados ali e responde solidariamente por indenizações por direitos que não tenham sido pagos durante a prestação dos serviços, caso a empresa contratada não “compareça”, o processo pode sobrar para o condomínio que terá custos. Ou seja, prejuízo!

 

A característica principal que deve nortear o síndico na hora de decidir ou não contratar o fornecedor deve ser a idoneidade da mesmo.

 

É importante verificar se a empresa de terceirização está em dia com suas obrigações e há alguns documentos que podem ser solicitados para verificar a situação legal da contratada e sua saúde financeira.

 

Nesse mercado é comum empresas de terceirização receberem processos, independente do motivo, por isso é interessante o síndico verificar quantos foram movidos contra ela em determinado período e por quais motivos.

 

Tendo sempre em mente que é importante saber distinguir quando a ação é movida por um problema real ou uma tentativa do colaborador de conseguir dinheiro em cima da empresa. (Acredite, isso acontece).

 

As ótimas empresas de terceirização de serviços possuem benefícios para evitar que os condomínios venham a ter dores de cabeça com a justiça. Algumas oferecem seguro contra acidentes de trabalho e reclamações trabalhistas, ou como a Americas Multiservices, disponibilizam um departamento jurídico com advogados à disposição dos clientes para resolver situações relacionadas a prestação do serviço.

 

Serviço de má qualidade:

 

Este risco está diretamente atrelado ao primeiro. Pense comigo, se a empresa de terceirização não cumpre suas obrigações legais com o colaborador, atrasa pagamentos ou oferece um salário não atrativo. As chances de que este profissional esteja insatisfeito são altíssimas e é ele quem estará no dia a dia no condomínio, sua falta de motivação pode implicar diretamente na qualidade da prestação de serviços.

 

O ser humano é o maior ativo de uma empresa de terceirização de serviços, caso este não seja valorizado, ela perde sua arma principal: a qualidade. Aí meu amigo, o porteiro negligencia a portaria, a faxineira passa o pano de leve o síndico têm que arrancar os cabelos da cabeça porque está pagando por um serviço ruim.

 

Deste problema, surgiu a percepção em algumas pessoas de que funcionários próprios são mais dedicados e trabalham melhor do que funcionários terceirizados.

 

A rotatividade dos funcionários pode trazer insegurança aos moradores.

 

Precisamos falar sobre segurança no condomínio, um fator que é, em muitos casos, determinante para que os moradores resolva adquirir um imóvel no local.

 

Mesmo que o condomínio tenha acesso a processos sofisticados e minimize ao máximo a possibilidade do acontecimento de situações de risco, ainda sim a chegada de novos funcionários de forma recorrente decorrente do remanejamento desses profissionais em alguns casos, pode deixar os moradores desconfortáveis.

 

Isso acontece porque as pessoas se sentem mais seguras perto de rostos conhecidos, sejam amigos, familiares, ou no caso dos ambientes condominiais, os funcionários do local.

 

Terceirizar colaboradores do condomínio NÃO reduz custos.

 

Corra das empresas que prometem redução de custos financeiros imediatos na contratação de uma equipe terceirizada, o condomínio estará sujeito a maioria dos riscos de prejuízos que descrevemos no primeiro tópico.

 

Em um primeiro momento, terceirizar a equipe do condomínio costumar ter o valor um pouco maior do que contratar um colaborador próprio porque além do profissional, no preço final está incluso o custo da empresa de terceirização.

 

Logo, desconfie de empresas que cobram muito barato ou ofereçam benefícios suspeitos.

 

  • Elas podem não estar em dia com todas as obrigações legais, pagamento de impostos e benefícios para os profissionais corretamente.
  • Pode pagar salários abaixo do piso para seus colaboradores, isso pode desmotivá-los e fazer com que prestem um serviço ruim, eles também poderão procurar seus direitos e o condomínio poderá ser co responsabilizado e obrigado a pagar a diferença.

 

O síndico não deve pensar em terceirização como redução de custos e sim como investimento em especialização. Serviços de qualidade e profissionais qualificados podem ter um preço mais elevado, entretanto isso pode evitar complicações e problemas futuros.

 

Gostou do artigo? Existem outras vantagens ou desvantagens que não especificamos? Que tal deixar sua opinião nos comentários?

Comments

comments