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Passo a passo para criar campanhas de conscientização em condomínios

As campanhas de conscientização em condomínios são maneiras eficientes de orientar os moradores sobre algum aspecto do lugar onde vivem.

Seja para incentivar bons hábitos de convivência e segurança, chamar a atenção para alguma regra que não está sendo cumprida ou informar sobre mudanças e novidades no condomínio.

A boa comunicação é, não só a habilidade básica de um síndico eficiente, como uma ferramenta poderosa para melhorar a vida dos condôminos

Por isso preparamos um passo a passo sobre como implementar uma campanha eficiente no seu condomínio, independente do assunto.

Nesse artigo você vai aprender:

 

  • Como planejar uma campanha de conscientização no seu condomínio definindo objetivos relevantes para os moradores.
  • Como elaborar o seu discurso de forma clara e objetiva para criar engajamento entre os condôminos
  • Como definir os melhores locais e formatos para veicular a mensagem que deseja transmitir
  • Porque para ter sucesso em sua campanha, você precisa fomentar uma cultura em seu condomínio.

 

Esperamos que ao final desse texto, você tenha em mãos informações úteis para implementar uma campanha de conscientização em condomínios que gera resultados.

 

Passo 1: Defina seu objetivo!

 

Quais são os ganhos esperados da campanha? O que você espera conseguir

Os condôminos jogam lixo nos corredores e você quer encontrar uma maneira de mudar esse hábito? Quer reduzir o desperdício de água? Informar a todos sobre uma nova regra do condomínio? Incentivar as pessoas a se relacionarem melhor no ambiente em que vivem com mensagens de boa convivência?

É importante definir apenas UM objetivo para cada campanha. Apenas um caminho leva ao pote de ouro do seu condomínio.

Por que? Se você definir diversos fins para a mesma campanha, você vai reduzir sua objetividade, fazendo com que a informação se torne dispersa e com maior dificuldade de assimilação e aí você não verá os resultados.

Use sempre o modelo:

“Eu quero (insira o comportamento que você quer incentivar ou regra que quer informar) para (benefícios que isso trará para o condomínio e condôminos)

Caso você tenha dificuldades de decidir quais são os objetivos prioritários e que trarão mais valor para os moradores, é hora de ouvi-los um pouco.

Ouvir as necessidades mais recorrentes é um ótimo termômetro para a tomada de decisões relevantes na gestão de pessoas.

 

Passo 2: Construindo um discurso forte.

 

O comportamento humano é orientado pelo ganho. As pessoas tomam decisões baseadas no quanto uma ação pode trazer benefícios a elas.

Esses benefícios são divididos em duas categorias: satisfazer um desejo ou evitar uma dor.

Compreendendo esse aspecto, o primeiro desafio aqui é encontrar a resposta para a seguinte pergunta: “O que é relevante para os condôminos?”

Aí vão alguns exemplos de benefícios para ilustrar esse conceito:

 

  • Evitar situações que coloquem em risco a segurança do condômino (Evitar uma dor)
  • Evitar que a mensalidade do condomínio aumente (Evitar uma dor)
  • Estar em um ambiente impecavelmente limpo e organizado (Satisfazer um desejo)

 

Crie as mensagens do seu condomínio de forma que elas mostrem que determinada atitude trará um benefício que ajude a atender uma necessidade específica do condômino.

Busque sempre objetividade para construir uma mensagem didática.  

Caso você queira ir além, use alguns recursos criativos para que sua comunicação chame a atenção do condômino. Conte histórias ilustradas, use rimas, vale tudo para fixar a mensagem na mente do público.

Passo 3: Colocando a campanha no ar

 

Nesse ponto, você provavelmente já têm um objetivo bem definido e um discurso forte. Agora é hora de colocar a mão na massa e tomar duas importantes decisões.

Quais são os formatos e onde a sua campanha será veiculada.

Primeiramente você deve entender o nível de complexidade do conteúdo que você deseja comunicar. Uma campanha de dicas de boa convivência necessita de explicações menos detalhadas do que uma mudança nas regras do condomínio, certo?

Opções comuns e mais simples para veicular campanhas de conscientização em condomínios  são cartazes A4 e adesivos.

Esses devem ser o mais objetivos e curtos possíveis, permitindo que o condômino possa lê-lo em menos de um minuto se estiver em um local em que ele precise parar por um tempo (ao interagir com o elevador por exemplo) ou até em alguns segundos caso esteja em algum lugar de passagem (corredores e áreas comuns)

Cartas, flyers e folders são boas opções para conteúdos um pouco mais densos e que exigirão maior dedicação para leitura. O síndico pode entregá-las em cada residência e o condômino poderá consumir o conteúdo com um pouco mais de calma em algum outro momento.

Outra ótima opção para educar os condôminos sobre determinado assunto é organizar palestras com profissionais ou autoridades de determinada área para ensinar sobre determinado assunto como por exemplo: “Práticas de segurança em condomínios” ministrada por um especialista.

 

Passo 4: A mudança de comportamento se dá através do hábito.

 

Acreditamos que nenhuma mudança de atitude que seja sustentável acontece de uma hora para outra. As ações dos condôminos devem ser recorrentes para incentivar o hábito.

Na maioria das vezes, a colaboração se dá através da pressão do coletivo. Se um condômino vê outro jogando lixo na área comum, existe uma probabilidade de que ele naturalize o comportamento e o mesmo vale para a situação contrária. Caso sinta-se reprovado pelo grupo ao praticar uma ação, ele terá mais cautela ao realizá-la.

Percebe? O comportamento de um condômino influencia o de outros, como um dominó. Isso é fomentar uma cultura organizacional no condomínio.

Tem alguma dica útil que não mencionamos neste artigo? Conta pra gente nos comentários!

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